Félix da Costa faz pole e termina perto do pódio em Hockenheim

Brilhante prestação de António Félix da Costa hoje na primeira corrida de Hockenheim do DTM, na derradeira ronda da temporada 2016. O piloto da BMW brilhou na qualificação onde conquistou a pole position, tendo sido fundamental na corrida desta tarde, na estratégia da BMW em apoiar Marco Wittmann a conquistar o título, garantindo assim o 4º lugar final.

 

Se nas sessões de treinos livres Félix da Costa já tinha mostrado que podia lutar pelos lugares da frente, na qualificação esteve brilhante e alcançou a pole position, efectuando uma "volta canhão" em 1.32,344. Já na corrida desta tarde AFC perdeu a liderança no momento da largada, mantendo-se perto do líder durante as primeiras oito voltas, altura em que cedeu o lugar ao seu colega de equipa Marco Wittmann, vindo mais tarde a não conseguir suster os ataques de Edoardo Mortara, terminando ainda assim um positivo 4º lugar final, e sobretudo apoiando o seu colega de equipa e actual líder do campeonato Marco Wittmann a aumentar a vantagem face a Mortara, que passa a ter 17 pontos de desvantagem, quando estão 25 em jogo para a derradeira corrida de amanhã. Apesar do positivo 4º lugar, Félix da Costa referiu no final que "não foi um dia propriamente bom para a BMW, visto que perdemos pontos para a Audi na luta pelo titulo de marcas mas eu pessoalmente estou contente com o o meu dia, na qualificação tudo me saiu bem e fizemos a pole, algo que a este nível no DTM me dá especial prazer. Já na corrida tivemos alguns problemas de degradação de pneus no nosso M4 DTM, além disso obviamente não é segredo para ninguém que estamos aqui para apoiar o Marco (Wittmann) a ser Campeão e foi isso que fiz. Amanhã vai ser um dia de grande tensão, ambos os títulos estão em discussão e a estratégia será determinante. Do meu lado vou procurar ser rápido como hoje na qualificação e depois na corrida lutar ao máximo pelos dois objectivos, o titulo de marcas e de pilotos, não será fácil mas queremos sem dúvida conquistá-los!"

 

O vencedor da corrida de hoje acabou por ser o Espanhol Miguel Molina em Audi, seguido de Marco Wittmann (BMW) com Edoardo Mortara (Audi) a fechar os lugares do pódio, logo na frente de António Félix da Costa. O piloto oficial da BMW mostrou hoje uma vez mais a razão de ser um dos pilotos mais cobiçados do paddock de qualquer campeonato, aliando a sua rapidez a um excelente espírito de equipa e profissionalismo de alto nível. Numa altura em que falta apenas disputar a corrida de amanhã para fechar a temporada 2016 do DTM, as emoções estão ao rubro com a luta do titulo de pilotos entre Marco Wittmann e Edoardo Mortara como principal foco de interesse, mas também a discussão do campeonato de marcas entre a Audi e a BMW, com 61 pontos a separarem os dois construtores, com vantagem para a marca das quatro argolas.

 

Amanhã os pilotos entram em pista bem cedo para nova sessão de treinos livres, seguida da qualificação que ditará a grelha de partida para a corrida. Da parte da tarde tem lugar a derradeira ronda da época, corrida que poderá ser acompanhada em directo na Sporttv5 a partir das 14:00 (horas Portuguesas).