Spa- Francorchamps de entusiasmo para Luís Calheiros Ferreira

Luís Calheiros está prestes a pisar, pela segunda vez na segunda carreira enquanto piloto, o asfalto do mítico circuito de Spa-Francorchamps. O piloto que venceu a categoria Business do Super 7 by Kia em 2016 volta ao traçado das Ardenas, desta vez ao volante do muito rápido e competitivo R300. À procura de mais experiência, a sua participação nesta ronda extra da competição reveste-se de um misto de entusiasmo e preocupação.

Por um lado, Luís Calheiros Ferreira está muito empenhado em aproveitar ao máximo a possibilidade de pilotar o R300 no carismático traçado belga. “Não escondo o entusiasmo de voltar a uma pista tão espectacular como a de Spa. Principalmente porque regresso com um carro fantástico. Tenho muita curiosidade em explorá-lo neste circuito”, afirmou.

Por outro lado, o piloto de Lisboa não esconde alguma preocupação. “Segundo o programa do evento, não há treinos livres e temos apenas meia hora de qualificação na sexta. Estou um pouco preocupado porque vou andar, apenas, 30 minutos por dia. Não dá, para um piloto como eu, reunir todo o meu conhecimento e toda a minha experiência para, numa pista tão difícil, obter um resultado que me preencha”, explicou.

As condicionantes são muitas. “Em Oulton Park percebi que o R300 é muito diferente do 1600. É muito mais exigente na condução, na preparação da corrida, na leitura da pista, no entusiasmo do pé direito, nas travagens, no arranque e nas lutas em corrida. São muitas variáveis para resolver em 30 minutos por dia”, esclarece. Além disso, há que contar com os adversários. “É preciso contar com o brilhantismo dos meus companheiros portugueses que irão disputar a corrida de R300”, sublinhou.

Apesar de tudo, nada retira o brilho nos olhos a Luís Calheiros Ferreira. O piloto não esconde a emoção de correr em Spa. “Não vejo a hora de fazer a mítica Eau Rouge de R300. Acho que vai ser o ponto mais alto de todas as corridas que fiz até hoje”, afirmou.

Luís Calheiros Ferreira tem o primeiro contacto com a pista na sexta-feira. Depois da qualificação, realiza duas corridas, uma no sábado e outra no domingo.