Manuel Gião e Kia cee’d TCR festejam 2º lugar em Portimão e terminam época com chave de ouro

Diz a gíria popular que o importante não é como se começa. Antes, como se termina. Sobretudo numa época longa, repleta de desafios e em que a rapidez evidenciada em todas as provas por Manuel Gião e o Kia cee’d TCR teimava em ser concretizada no tão ambicionado pódio, hoje alcançado no Autódromo Internacional do Algarve.

Em Portimão, palco da última jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos, voltou a comprovar-se o que já se sabia desde a ronda anterior, em Braga: a performance do carro preparado pela CRM Motorsport era acompanhada por uma fiabilidade a toda a prova, fruto do trabalho de desenvolvimento realizado durante a época. Mas os constrangimentos do atual Balance Of Performance limitavam que este se tornasse visível aos demais.

Na sexta-feira, essa desvantagem de secretaria foi camuflada pela chuva, permitindo que o Kia cee’d TCR superiormente conduzido por Manuel Gião dominasse os treinos livres. Mas com o piso seco, a situação repetia-se — como espelha o 4º lugar obtido na primeira corrida.

Sem nunca baixarem os braços, piloto e equipa técnica decidiram partir para a segunda contenda com uma afinação que privilegiasse um desgaste mais uniforme dos pneus, de forma a manter o seu desempenho nas derradeiras voltas. E foi precisamente num momento em que os rivais começaram a cair, e Manuel Gião marcava tempos consistentes, que o piloto do Kia cee’d TCR celebrou um merecido 2º lugar — um resultado que representa, também, o primeiro pódio do ano:

“Estou muito, muito feliz por este resultado! Todos na equipa tinham noção do trabalho que tinha vindo a ser realizado e o pódio agora em Portimão acaba por ser o prémio merecido por tudo o que fizemos ao longo de 2018. Terminamos a época da melhor maneira possível e só tenho pena de não termos mais uma prova para confirmar a rapidez e fiabilidade do Kia cee’d TCR”, afirmou um sorridente Manuel Gião após a festa do champanhe.

“Quero agradecer à CRM Motorsport e aos meus patrocinadores pelo apoio inexcedível que me conferiram durante esta época. Despeço-me de 2018 com sensações positivas e com a noção de que temos um carro para andar nas posições do pódio de forma consistente!”, concluiu.

No segundo ano com o Kia cee’d TCR, Tiago Raposo Magalhães salienta a evolução realizada num projeto que em 2018 foi desenvolvido exclusivamente pela CRM Motorsport a nível mundial.

“Nunca desistimos de continuar a evoluir o carro e reduzir as diferenças que nos separavam dos rivais. Embora o BOP nos seja ainda desfavorável, conseguimos juntar as peças todas num trabalho de equipa fantástico. Saímos de Portimão com a noção de que a fiabilidade e performance do carro estão comprovadas e que num quadro regulamentar distinto poderíamos fazer ainda melhor”, fez notar.

O balanço da época é, assim, positivo: “Terminámos as últimas seis corridas sem qualquer problema mecânico e ainda lhe adicionámos um pódio na derradeira corrida do ano. Após a fiabilidade comprovada, terminar no segundo lugar acaba por ser uma justa recompensa para todos os que apoiaram este projeto ao longo de 2018. Quero, por isso, agradecer aos envolvidos a confiança depositada,” concluiu.