As primeiras qualificações do Nacional de Velocidade no Estoril

O Autódromo do Estoril é palco da primeira jornada do Racing Weekend 2017, com corridas pontuáveis para o Campeonato Nacional de Velocidade Turismos, Serie TCR Ibérico, Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos, Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300 e Campeonato Legends.

QUALIFICAÇÕES

CNVT - Qualificação imprópria para cardíacos

Sete pilotos separados por pouco menos de um segundo. Foi assim que terminou a primeira sessão de qualificação do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos (CNVT), no Estoril.

Francisco Abreu (VW Golf TCR) foi o mais rápido, fez a melhor volta em 1m 48,288 e este tempo vai-lhe valer a pole-position para a corrida desta tarde, que vai ser disputada às 17.35 horas.

Rafael Lobato (Audi RS3 TCR) foi 52 milésimas (!) mais lento do que o Madeirense do Golf e assim vai dividir com Abreu a primeira linha da corrida. Como curiosidade, registe-se que o Audi é o carro mais rápido no final da recta da meta, com uma velocidade de 233Km/h.

Ao Campeão Nacional em título, Francisco Mora, faltaram-lhe 325 milésimas, para partir da frente. Terminou com o terceiro tempo e vai dividir a segunda linha com o espanhol Faust Salom, que foi 360 milésimas mais lento do que Abreu.

Na terceira linha, mais uma vez foi uma discussão de “mais milésima, menos milésima” e Manuel G

Segunda sessão de qualificação

Paragem de cinco minutos nas boxes, para alguns acertos nos carros e trocas de pilotos, quando foi o caso, e regresso à pista para a segunda qualificação.

Francisco Mora puxou dos “galões” e à quarta volta fez a melhor marca da sessão e da manhã, com 1m 48,123s que lhe dão a pole-position para a segunda corrida.

Pouco depois era a vez de Francisco Abreu fazer o melhor tempo, tirou cerca de três centésimas à marca de primeira sessão e fechou as contas a 538 milésimas de Mora.

Amália Vinyes provou ser uma mulher de armas e ao atingir a terceira marca da sessão, ficou a 1,175s e vai dividir a segunda linha da grelha com Cesar Machado que rodou em 1m 49,284, ou seja, mais 1,570s do que o melhor tempo.

Na terceira linha Nuno Baptista, com mais 1,621s e Patrick Cunha, que regressa ao nacional e reaprende a condução de um turismo, depois de vários anos a tripular GT´s, faz o sexto tempo com mais 1,639s.

A segunda corrida do fim-de-semana vai ser disputada amanhã, Domingo, às 14,50 horas.

CNCC  

Primeira sessão

João Pedro Silva ditou lei com o Porsche 911 RSR. Foi o mais rápido da sessão. Fez a melhor volta em 1m 54,115s e bateu a concorrência por três décimas.  Rui Costa e Joaquim Jorge lutaram pelo segundo posto, terminaram a 30 e 44 centésimas, respectivamente. Como nota de curiosidade, refiram-se as diferenças de velocidade máxima registadas, com o Porsche a ser o mais rápido, com 220 Km/h, três quilómetros por hora mais rápido que os Ford Escort de Costa e 31, mais do que o de Joaquim Jorge.  

Filipe Matias (Lotus Elan +2) foi o mais rápido nos Históricos de 71 e Taça 1600, enquanto Rómulo Mineiro (Ford Escort RS 2.000) ditou lei no Grupo 5.

Paulo Sousa (BMW 535i) foi o mais rápido nos H81, Pedro Serrador (BMW 323i) o melhor Grupo 1. No Grupo 3, Henrique Jordão levou o Porsche 928s, à melhor marca.

Na Taça 1600 H65, João Vieira assinou o melhor tempo aos comandos do Karmann Ghia e ainda na Taça, mas no Grupo 5, o melhor tempo foi de Luís Carlos (Ford Anglia).  

Segunda sessão

Com o Porsche de João Pedro Silva fora de combate, a pole-position foi uma discussão de Ford´s Escort H75, em que Rui Costa, rodou em 1m 54,322s e levou a melhor sobre Joaquim Jorge, pela margem de 288 milésimas.

Bernardino Silva fez o melhor tempo dos Grupo 5, com 2m 06,725. No Grupo 3, o melhor foi Henrique Jordão, que levou o até à marca de 2m 08,539s.

Pedro Serrador (BMW 323i) fez o melhor tempo dos Grupo 1. Nos Históricos de 81, o melhor tempo foi posse de Mário Marcão (BMW M535i).

Na Taça 1600, João Vieira voltou a ser o mais rápido nos H65, com o Karmann Ghia, e Luis Carlos com o Ford Anglia de Grupo 5.

CNCC 1300

Primeira sessão

José Fafiães (Datsun 1200) foi o mais rápido no Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300 e também o melhor entre os H75, com o tempo de 2m 05,985. Arnaldo Marques, também em Datsun 1200, foi 3,162s mais lento, mas foi o mais rápido dos H71. Filipe Nogueira, em Morris 1275 GT, fez a terceira melhor marca.

Nas Taças 1000, H75 e H71, os mais rápidos foram Abel Marques (Autobianchi A112) e Veloso Amaral (Datsun 1000), respectivamente.

Segunda sessão

Filipe Nogueira ditou lei e o Morris Mini 1275 GT, bateu o pé aos aparentemente favoritos Datsun 1200. O tempo de 2m 08,854s deu a pole à geral e nos H71.

José Fafiães piorou em cerca  de cinco segundos nesta sessão, mantém-se como melhor H75, mas tem a segunda marca nos 1300.

Luís Sousa e Costa (Datsun 1200) fez a melhor marca entre os Grupo 1.

Na Taça 1000 H75, Sérgio Monteiro fez a melhor marca no Autobianchi A112.

LCC

Primeira sessão

Com a sessão a ser dominada pelos BMW M3 espanhóis do grupo YT1, com Albert Cosin e levar a melhor sobre Juan António Miranda, restou à armada dos Citroen Saxo defender as cores nacionais.

António Camilo fez a segunda melhor marca em Citroen Saxo Cup e assinou o melhor tempo dos Pós-Históricos 99 + 2000. Ficou a 4,488s da pole position, mas com o quarto melhor, também mais rápido nos LCC99 + 2000, Pedro Alves, também em Citroen Saxo, a meio segundo.

Fernando Cabral, mais um Citroen Saxo, fez a melhor marca da Categoria Especial.

João Novo não treinou na sexta-feira e no primeiro encontro do ano do Sierra Cosworth RS 500 não encontrou os travões na melhor forma., foi o melhor PH90, mas com a sexta marca da sessão.

Miguel Mota colocou o Honda Integra Type R com a melhor marca dos PH99.

Nos FEUP 3, António Mesquita (Alfa-Romeo 165) foi o mais rápido e Miguel Rodrigues (Fiat Punto) teve um desempenho idêntico nos FEUP 2.

Luís Mendes levou o Citroen AX Sport à melhor marca dos PH99 + 1300 e Simplício Taveira foi o melhor 2000.

Segunda sessão

Com os problemas resolvido no Ford Sierra RS 500, João Novo “saltou” naturalmente para a cabeça da grelha de partida da segunda corrida e melhor PH99. Juan António Miranda  (BMW M3) foi 18 centésimas mais lento.

Pedro Alves voltou a levar o Citroen Saxo à melhor marca dos LCC99 + 2000, sendo seguido por Paulo Mendes (Citroen Saxo Cup) nos PH99 e António Camilo (Citroen Saxo Cup) nos PH99 + 2000.

Hugo Guimarães (BMW320i) foi o melhor da categoria Especial.

Nos FEUP 3, Gonçalo Rodrigues fez a melhor marca e nos FEUP 2 o melhor foi André Tavares.

Luís Mendes voltou a levar o Citroen AX Sport à melhor marca dos PH99 + 1300.