Qualificação renhida antecipa corridas intensas em Jerez

A terceira jornada da Fórmula Ford Portugal começou com todas as características que tornam o desporto automóvel tão espectacular e emocionante. No Circuito de Jerez (Espanha), os pilotos dos desafiantes monolugares que tornam esta modalidade numa verdadeira escola de competição já mostraram o que querem e deixam antever duas corridas, reservadas para amanhã, emocionantes. Para já, a pole-position ficou decidida por apenas 178 milésimas e há cinco pilotos que se candidatam ao primeiro lugar.

De regresso à pista andaluz nos arredores de Jerez de La Frontera, a Fórmula Ford Portugal é uma das competições que integra o programa de Jerez 30 – La Leyenda, um festival de corridas que incluiu várias disciplinas de dimensão internacional. Entre os monolugares desta escola de pilotagem inscreveram-se 11 pilotos que iniciaram a acção em pista com uma sessão de treinos livres.

Nesse primeiro embate tornou-se evidente que as forças estavam equilibradas. Logo aí, destaque para o facto de o melhor tempo ser mais baixo do que a pole-position de 2016. O melhor tempo do ano passado não iria além do quinto melhor registo nos treinos livres desta época. Duarte Pires, que tinha largado de primeira na temporada transacta, voltou a destacar-se ao estabelecer a marca de 1m58,392s. Diogo Sousa fez segundo e Duarte Carvalho terceiro.

Quando foi a vez de se realizar a qualificação, Miguel Matos, que tinha sido apenas quarto, foi quem mais brilhou na pista andaluza. O piloto de Guimarães tentou melhorar o que tinha feito nos livres e baixou o tempo para uns impressionantes 1m57,287s. Duarte Pires, que se tinha imposto na sessão da manhã, teve de se contentar com o segundo registo, a 0,178s da pole e Hugo Hernandez imiscuiu-se nesta guerra para garantir o terceiro posto na grelha de partida.

Destaque, ainda, para Diogo Sousa e Duarte Carvalho, quarto e quinto respectivamente, que ficaram a menos de um segundo da pole-position e têm ambições claras aos lugares do pódio. Para além deste lote de pilotos mais rápidos, há nomes que podem destacar-se durante as corridas e esperam-se duelos intensos na luta pela melhor posição. Por exemplo, José Dieguez, oitavo, e João Silva, nono, estão separados por apenas 27 milésimos.

Para Diogo Ferrão, era difícil começar melhor a única ronda da Fórmula Ford Portugal disputada fora do país. “Os pilotos presentes já mostraram que esta jornada tem tudo para ser especial. Temos andamentos extremamente equilibrados e a evolução face ao ano passado é tal que os tempos caíram de forma abismal. Amanhã esperamos muita gente para as corrridas e tenho a certeza que, depois de tudo o que se passou hoje em pista, as duas corridas do evento vão ser memoráveis”, disse.

Amanhã realizam-se as duas corridas da Fórmula Ford Portugal em Jerez. O primeiro confronto tem partida bem cedo, logo às 8h20 (hora de Portugal Continental). A segunda está marcada para as 15h30.