Armando Parente vence primeira corrida da época do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos

Armando Parente (VW Golf GTI TCR) venceu a primeira corrida, depois de um arranque, que definiu a prova. Partiu bem, colocou-se na dianteira e escapou ao toque que colocava Francisco Mora (Seat Leon Cupra TCR) fora de prova e Francisco Abreu (Peugeot 308 TCR) no fundo da classificação.

Pedro Salvador (Seat Leon Cupra TCR) foi segundo classificado e Francisco Carvalho (Audi RS3 LMS) ocupou o mais baixo do pódium.

Joaquim Santos (Seat Leon Eurocopa) ganhou as Supercarseries, à frente de José Correia (Nissan Nismo GTR)

Nos TCC a vitória foi para João Sousa (Seat Leon MKII).

Resumo 

Francisco Mora falhou completamente a partida, o Seat Leon Cupra TCR, na pate suja arrancou pior, Mora “puxou” o carro para a direita para conseguir aderência. Armando Parente aproveitou para “meter” o Golf GTI TCR e passar para frente. Depois, falhou a travagem no final da recta da meta, mas como mais ou menos no mesmo sítio se gerou alguma confusão, conseguiu manter o primeiro lugar.

No final da recta da meta Mora entrou por dentro na curva um, ficou lado a lado com o Peugeot de Francisco Abreu, tocaram-se e saíram ambos após o final da curva. Mora já não seguiu em prova.

O satfty Car entrou em pista por duas voltas.

3ª volta

Recomeço da corrida e Armando Parente colocou-se na frente. Pedro Salvador colocou-se em segundo, após ultrapassar Manuel Gião (Kia Cee´d TCR), que furava.

4ª volta

Manuel Gião foi à box trocar o pneu traseiro direito, que estava furado e perdeu uma volta.

Francisco Abreu foi à box, devido aos danos provocados pelo toque, perdendo tempo e baixando na classificação.

5ª volta

Aramando Parente estava em primeiro com uma vantagem curta sobre Pedro Salvador (Seat Leon Cuper TCR). Francisco Carvalho (Audi RS3 LMS) era terceiro, seguido por Gustavo Moura (Audi RS3 LMS), que vinha de lá do fundo da grelha de partida, depois de não ter feito a qualificação, devido a um toque nos treinos livres de Sábado.

7ª volta

Nos Supercar Joaquim Santos (Seat Leon Eurocup) comandava e mantinha uma vantagem sobre o segundo, que lhe permitia gerir a segunda metade da corrida. José Correia (Nissan Nismo GTR) colocava-se na sétima posição da geral, segunda dos Supercar, atrás de Santos.

João Sousa (Seat Leon MKII) era o primeiro dos TCC.

11ª volta

Armando Parente realizou a melhor volta de corrida, com o tempo de 1m 22,912s.

O Seat Leon de João Sousa ficou com problemas de motor e desistiu.

15ª volta

Aramando Parente venceu, seguido de Pedro Salvador a 1,188s, Francisco Carvalho a 2,141s. Completou o pódium.

No quarto posto terminou Gustavo Moura, depois da “tal” corrida de trás para frente. Seguiam-no Francisco Abreu, Joaquim Santos, o vencedor das Supercar Series, que terminava com o principal adversário, José Correia a dez segundos.

Manuel Gião, cortava a meta a uma volta e João Sousa classificava-se no nono lugar, primeiro TCC.

Disse o vencedor

"Foi um prova complicada. Faço um arranque muito bom mas na primeira curva quase que estraguei tudo, falhei a travagem e despistei-me mas tive a sorte de que mesmo assim, quando voltei à pista, consegui voltar em primeiro. Nem sei muito bem como, mas pronto, foi a sorte, foi a estrelinha."

"Depois o Abreu e o Mora dão um toque, consegui afastar-me, já tinha uma distancia boa, que o primeiro safety car anulou. Depois estava o Gião em segundo, eu estava a conseguir abrir, estava com um bom ritmo, quando vi o Salvador a passar para segundo sabia que pronto, ele ia chegar-se mais cedo ou mais tarde."

"Ainda nos falta um pouco do carro, o carro teve mais degradação do que estávamos à espera e no final estávamos um pouco lentos."