Parente e Correia vencem corridas, Salvador com título virtual de 2018

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão recebeu a última jornada do Racing Weekend 2018, pontuável para o Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo e Supercars. Pedro Salvador sagrou-se virtualmente Campeão de Portugal de Velocidade.

Corrida 2

Parente e Correia vencem corridas, Salvador o título de 2018

Armando Parente (TCR) e José Correia (Supercars GT) dividem o “ouro” nas últimas corridas da temporada 2018 do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo, disputada este fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão. Pedro Salvador, por seu lado sagra-se campeão nacional 2018 da disciplina.

TCR

Armando Parente, em VW Golf GTi TCR, partiu da “pole” e liderou de início a fim a última corrida da temporada 2018, do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo, com um tempo de 27m05.7s. O segundo lugar do pódio foi reclamado por Manuel Gião (Kia Cee´d) numa corrida pautada pela regularidade. Pódio este completado pelo Audi RS3 LMS de Telmo Gomes.

Durante a corrida e com Pedro Salvador a precisar de apenas cumprir com o Seat Leon Cupra TCR as primeiras voltas e ainda Armando Parente a rodar em primeiro com uma vantagem considerável, o ponto de interesse, tal como foi acontecendo durante o campeonato, centrou-se na luta entre Rafael Lobato (Peugeot 308 TCR) e o Audi RS3 LMS de Francisco Carvalho. Tendo sido este o cenánio durante as primeiras sete voltas. Manuel Gião, aos comandos do Kia Cee´d, rodava em quarto e foi acompanhando a alguma distância o “duelo” da frente.

Lobato foi defendendo a segunda posição, mas Carvalho nunca lhe deu a mínima de margem para erro. Contudo, na entrada para o terceiro sector da sétima volta, a caixa de velocidades do Audi do piloto da Guarda cedeu, permitindo ao piloto do 308 “respirar” um pouco. Mas na última volta o sistema de travagem do carro francês cedeu também e deitou por terra as aspirações de Rafael Lobato. Com isto, Manuel Gião sobe para segundo e Telmo Gomes para terceiro.

Supercars

 Na segunda e última corrida do fim-de-semana os papéis inverteram-se. Hoje, José Correia aos comandos do Nissan Nismo GTR (GT) não deu hipóteses à concorrência. Assumiu desde a primeira volta o comando das operações, termimando mesmo com uma vanatagem significativa sobre o Porsche 911, neste última prova, pilotado por Paulo Pinheiro. Correia foi ainda o autor da volta mais rápida, conseguinda logo na segunda, com um tempo de 1m53,1s.

Na classe reservada aos Turismos Joaquim Teixeira ao volante do Seat Leon Supercup levou a melhor sobre o também Leon MK3 de Gabriela Correia, que convenceu o pai Correia a deixá-la vir fazer “o gosto ao pé” numa prova de circuito.

Nesta útlima prova da temporada 2018, tempo ainda para uma justa homenagem, a Paulo Ramalho, um senhor da Montanha (Campeonato de Portugal de Montanha, n.d.r.), que nos deixou na passada semana, ficando o automobilismo nacional muito mais pobre.

DISCURSO DIRECTO
Pedro Salvador:

Gostava de poder ter estado na luta pela vitória mas não foi possível. Ainda assim foi possível garantir o título de Campeão Nacional. Quero dedicar este título a um grande amigo, ao Paulo Ramalho, que infelizmente não poderei partilhar com ele.

Francisco Carvalho:

A corrida começou bem, chegamos mesmo a ocupar a segunda posição, depois caímos ao terceiro posto. Quando estava a tentar chegar novamente à segunda posição, sofremos uma avaria, creio que caixa de velocidades e tivemos que abandonar. Não era a forma que pretendíamos terminar o campeonato mas as corridas são mesmo assim.

Armando Parente:

Foi um ótimo fim-de-semana. Duas vitórias, duas poles só faltou a volta mais rápida numa das corridas. Esta segunda corrida mais tranquila que a primeira porque consegui uma boa margem na fase inicial. Mostramos que podemos ganhar corridas em circuitos a sério.

Manuel Gião:

Este segundo ano do projeto e fomos melhorando prova a prova e acredito que se houvesse mais um evento poderíamos mesmo lutar pela vitória da prova. Este segundo lugar é bastante merecido.

Rafael Lobato:

Não tive um bom começo, os problemas de travões mantiveram-se e dificultaram a luta com o Francisco Carvalho. Quando o abandono do Carvalho, concentrei-me em terminar a corrida mas a três voltas do final ficamos totalmente sem travões e terminamos na gravilha... Foi um final de campeonato bastante amargo.

Supercars

José Correia:

O objetivo era experimentar este carros em provas de circuito. Agora no final do campeonato já estava mais habituado e consegui o meu objetivo que era ganhar uma das corridas.

Gabriela Correia:

Foi uma excepção do Campeonato. Ambicionava experimentar provas de circuito e gostei muito da experiência e talvez seja para repetir.

Joaquim Teixeira:

Prova muito animada. O objetivo era essencialmente divertimo-nos. O campeonato terminou muito bem com corridas muito disputadas.